PT apoia Baleia Rossi à presidência da Câmara

OUÇA ESTA E OUTRAS MATÉRIAS NO PORTAL 100% DIGITAL.

Depois de tanta expectativa, com relação ao apoio crucial do PT à presidência da Câmara, a adesão foi aprovada por 27 votos, contra 23, em reunião virtual de mais de duas horas, realizada na tarde desta segunda-feira, 4.

Baleia Rossi – Candidato à presidência da Câmara.

Baleia tem como principal adversário o líder do Progressistas, Arthur Lira (AL). Líder do Centrão, que conta com o aval do Palácio do Planalto, ou mais claramente, apoio de Jair Bolsonaro que espera ter uma Câmara para chamar de sua e evitar o impeachment sendo colocado em pauta, o que representou muito no acordo da maior bancada – a do PT.

O PT já havia assinado um documento em apoio ao bloco dos partidos aliados a Rodrigo Maia (DEM-RJ), do qual Baleia faz parte. Mesmo assim, a bancada continuava dividida em lançar um candidato próprio, dentro do grupo, ou endossar a candidatura de Baleia, que é presidente do MDB.

Nota do PT assinada pela presidente nacional da sigla, a deputada Gleisi Hoffmann, e pelo líder do PT na Casa, Ênio Verri:

“O PT entende que esta aliança é necessária para derrotar as pretensões de Jair Bolsonaro de controlar a Câmara dos Deputados e, neste sentido, destacamos o compromisso de que serão utilizados todos os instrumentos do Poder Legislativo, como a instalação de CPIs, a convocação de autoridades, a edição de decretos legislativos, o exame e resposta institucional a todos os crimes praticados por autoridades do executivo, inclusive o presidente da República”.

“O PT tem bastante claro que a aliança com partidos dos quais divergimos politicamente, ideologicamente e ao longo do processo histórico se dá exclusivamente em torno da eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, não se estendendo a qualquer outro tipo de entendimento, muito menos às eleições presidenciais”.

O PT ainda destaca que Baleia Rossi garantiu que vai enfrentar a “agenda e retrocessos pautada pelo governo de extrema-direita no campo dos direitos humanos e dos direitos constitucionais, e em defesa do estado democrático de direito e da soberania nacional”.

O PSOL deve definir no próximo dia 15 se entra nesse bloco.

As CPIs previstas e pedidos de impeachment devem tirar o sono do mandatário da Nação e todos os seus ministros e apoiadores.

A maior preocupação é o número de votos prováveis, conquistados pela articulação de Rodrigo Maia que gerou a candidatura do, agora temido, Baleia Rossi.

O número de votos a favor de Baleia, sem contar as traições, já que a votação é secreta, supera em muito o candidato do Planalto, lembrando que essas chamadas traições ocorrem dos dois lados.

Da Redação O Estado Brasileiro
Fonte: conteúdo Estadão / G1 / UOL