Biden elimina a negação e nomeará consultores científicos renomados para gabinete

OUÇA ESTA E MAIS MATÉRIAS NO PORTAL 100% DIGITAL.

Joe Biden

“A ciência sempre estará na vanguarda da minha administração – e esses cientistas de renome mundial garantirão que tudo o que fizermos seja baseado na ciência, nos fatos e na verdade. …
Sua orientação confiável será essencial quando nos unirmos para acabar com esta pandemia, trazer nossa economia de volta e buscar novos avanços para melhorar a qualidade de vida de todos os americanos. Suas percepções ajudarão os Estados Unidos a traçar um futuro melhor e sou grato por eles atenderem ao chamado para servir.”

Joe Biden

Totalmente contrário à negação da ciência, o novo presidente dos Estados Unidos, terá cientistas renomados mundialmente para cargos que chegaram a ficar 18 meses vagos, durante a administração Trump, o negacionista que trouxe muitos problemas ao país durante a pandemia. Na área de mudanças climáticas, também estará muito bem assessorado, sendo este, um setor que deverá gerar muitas cobranças ao Brasil, hoje com um presidente que segue todos os desastrosos passos dados por Trump.

O presidente eleito nomeará Eric S. Lander para chefiar o Escritório de Política de Ciência e Tecnologia, cargo que ficou vago pelo presidente Trump por 18 meses.

O presidente eleito Joseph R. Biden Jr. anunciou na sexta-feira que elevará o papel da ciência em seu gabinete como parte de um esforço para “atualizar e revigorar nossa estratégia nacional de ciência e tecnologia”.

Biden nomeará Eric S. Lander, diretor do Broad Institute do MIT e Harvard, para atuar como diretor do Office of Science and Technology Policy, e também o nomeará para servir como assessor científico presidencial. Pela primeira vez, a posição será elevada ao nível do gabinete.

As nomeações sinalizam uma mudança drástica do papel da ciência na administração Trump. O presidente Trump deixou vazio o cargo de consultor científico por 18 meses, enquanto seu governo costumava ignorar a orientação de cientistas do governo em questões como a pandemia do coronavírus, poluição química e mudança climática.

Biden fez outras nomeações para a Casa Branca que podem elevar a importância da ciência na tomada de decisões, como nomear John Kerry , o ex-secretário de Estado e senador democrata, um enviado presidencial especial para mudanças climáticas, e criar um novo Branco Escritório da Câmara de Política Climática liderado por Gina McCarthy, que atuou como administradora da Agência de Proteção Ambiental no governo do presidente Barack Obama.

“Eric Lander é um verdadeiro cientista da Renascença em sua ampla compreensão dos muitos campos da ciência e suas inter-relações”, disse Marcia McNutt, presidente da Academia Nacional de Ciências. “Em um momento em que a nação e o mundo enfrentam desafios complexos que exigirão o aproveitamento de todo o poder das ciências físicas, biológicas, ambientais, sociais, biomédicas e de engenharia, Eric é uma escolha inspirada de um cientista de estatura internacional para garantir que os guias de ciência boa política. ”

No anúncio de sexta-feira, Joe Biden também anunciou que Alondra Nelson, professora do Instituto de Estudos Avançados em Princeton, NJ, e presidente do Conselho de Pesquisa em Ciências Sociais em Washington, DC, atuará como vice-diretora do Escritório de Ciência e Política de tecnologia.

Frances H. Arnold e Maria Zuber servirão como co-presidentes externas do Conselho de Consultores de Ciência e Tecnologia do Presidente, um conselho de proeminentes especialistas voluntários de fora do governo federal. A Dra. Arnold, uma cientista de proteínas da Caltech, ganhou o Prêmio Nobel de Química em 2018 , apenas a quinta mulher a fazê-lo. A Dra. Zuber, vice-presidente de pesquisa do MIT, foi a primeira mulher a liderar uma missão da nave espacial da NASA.

Em 2018, o Sr. Trump nomeou Kelvin Droegemeier, então vice-presidente de pesquisa da Universidade de Oklahoma, como seu diretor para o Escritório de Política de Ciência e Tecnologia. Embora o Dr. Droegemeier seja muito respeitado por suas pesquisas sobre o clima, muitos cientistas sentiram que ele não foi capaz de convencer Trump a apoiar melhorias significativas na ciência americana.

“Dou a ele um A por esforço e um F por desempenho”, disse um especialista em política científica sobre o Dr. Droegemeier à Science Magazine em outubro.

Embora tenha sido discreto durante seus dois anos na Casa Branca, o Dr. Droegemeier ganhou as manchetes em janeiro. Ele expulsou dois membros da equipe depois que publicaram brochuras de negação do clima com o logotipo da Casa Branca.

O Sr. Trump deixou o Conselho de Consultores de Ciência e Tecnologia do presidente inativo por 33 meses. Quando ele o reconstituiu em 2019, apenas um de seus nomeados era um cientista acadêmico , com representantes da indústria privada preenchendo o conselho.

O Dr. Lander, nomeado para conselheiro científico, é mais conhecido como um dos líderes do Projeto Genoma Humano. Com um doutorado em matemática, ele criou métodos elegantes para filtrar dados genéticos para mapear genes e descobrir suas funções e papéis nas doenças.

O Dr. Lander estabeleceu o Broad Institute, que se tornou um importante centro de pesquisa em sequenciamento de genomas. Grandes pesquisadores também fizeram alguns dos trabalhos pioneiros no CRISPR, a tecnologia para edição de DNA. O Dr. Lander atuou anteriormente como co-presidente do conselho consultivo de ciências de Obama.

“Nosso país está no momento mais importante para a ciência e tecnologia desde a Segunda Guerra Mundial”, disse Lander em um comunicado à imprensa do Broad Institute. “A forma como respondemos moldará nosso futuro pelo resto deste século. O presidente eleito Biden entende o papel central da ciência e da tecnologia e estou profundamente honrado por ter a chance de servir à nação. ”

Em uma carta ao Dr. Lander que Biden divulgou na sexta-feira, o presidente eleito lembrou como o presidente Franklin Delano Roosevelt fez a seu conselheiro científico, Vannevar Bush, uma série de perguntas sobre como a ciência poderia beneficiar os Estados Unidos. O Sr. Biden apresentou suas próprias dúvidas ao Dr. Lander sobre como melhorar a saúde pública, as mudanças climáticas, a tecnologia e garantir que os benefícios da ciência sejam totalmente compartilhados por todos os americanos.

“Estou ansioso para receber suas recomendações – e para trabalhar com você, sua equipe e a comunidade científica em geral para transformá-las em soluções que aliviem as cargas diárias para o povo americano, gerem novos empregos e oportunidades e restaurem a liderança americana no mundo estágio ”, escreveu Biden.

Joe Biden e a Vice-Presidente eleita Kamala Harris apresentaram o Dr. Lander, o Dr. Nelson, o Dr. Arnold e o Dr. Zuber em um evento ao vivo às 13h30, horário do Leste, no sábado, em Wilmington, Del.

Da Redação O Estado Brasileiro
Fonte: NYT com Carl Zimmer