SA Ú D E
Existe tratamento para a monkeypox?
Pessoas com monkeypox devem seguir as orientações de um profissional de saúde. Os sintomas normalmente desaparecem por conta própria, sem a necessidade de tratamento. Se necessário, medicamentos para dor (analgésicos) e febre podem ser usados para aliviar alguns sintomas. É importante que qualquer pessoa com monkeypox fique hidratada, coma bem…
Qual é a eficácia da Profilaxia Pós-Exposição (PEP) para a monkeypox?
Os dados ainda são limitados sobre a eficácia da PEP para crianças que foram expostas à monkeypox. Nenhum tratamento, uso de vacina e outros medicamentos estão atualmente licenciados para crianças ou adolescentes. No entanto, a PEP não deve ser esquecida em crianças ou adolescentes que sejam elegíveis. As decisões sobre a oferta de PEP devem…
A Fiocruz pode produzir uma vacina para monkeypox ou incorporar uma tecnologia já existente?
Os vírus vacinais usados nas atuais vacinas de varíola são produzidos em culturas de células, tecnologia que o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) domina há anos para produção industrial dos imunizantes contra sarampo, caxumba, rubéola e rotavírus, já fornecidos ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Caso a…
Quem deve ser vacinado contra a monkeypox?
Na situação epidemiológica atual de surtos de monkeypox fora dos países endêmicos, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e a OMS recomendam que somente contatos próximos de um caso da enfermidade devem ser oferecidos para vacinação.
A Opas e a OMS não recomendam a vacinação em massa.
Existe vacina específica para monkeypox?
Uma vacina foi recentemente aprovada para prevenir a monkeypox. Alguns países estão recomendando a vacinação para pessoas de alto risco. Muitos anos de pesquisa levaram ao desenvolvimento de vacinas mais novas e seguras para a varíola, doença já erradicada, mas que também pode ser útil para a monkeypox. Uma delas foi aprovada para a prevenção…
Quem já se vacinou contra a varíola no passado está protegida contra a monkeypox?
É provável que as pessoas vacinadas contra a varíola tenham uma certa proteção contra a monkeypox. Entretanto, é pouco provável que pessoas mais jovens tenham sido vacinadas contra a varíola humana, pois a vacinação contra a doença parou de ser realizada em todo o mundo depois que ela se tornou a primeira doença humana a ser erradicada em 1980…
Por que a vacina contra varíola parou de ser produzida?
Em 1980, com declaração de erradicação global da varíola pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a produção foi descontinuada.
Existe tratamento para a monkeypox?
Pessoas com monkeypox devem seguir as orientações de um profissional de saúde. Os sintomas normalmente desaparecem por conta própria, sem a necessidade de tratamento. Se necessário, medicamentos para dor (analgésicos) e febre podem ser usados para aliviar alguns sintomas. É importante que qualquer pessoa com monkeypox fique hidratada, coma bem…
Como era produzida a vacina contra varíola no passado? Que tecnologia era utilizada?
No Brasil, a produção da vacina contra a varíola era feita pelo Departamento de Produção do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que produziu mais de 300 milhões de doses de vacina usando a cepa de cowpox, nos costados de vitelo bovino, e depois houve desenvolvimento da tecnologia de produção em ovos embrionados. Com a eliminação da virose…
O que devo fazer se achar que estou com monkeypox?
Se a pessoa apresenta sintomas ou teve contato próximo com alguém infectado com monkeypox, deve entrar em contato com um profissional de saúde para aconselhamento, avaliação e assistência médica. Se possível, isole-se e evite o contato próximo com outras pessoas. Lave as mãos regularmente e adote as medidas listadas acima para proteger os…
Quem corre o risco de contrair monkeypox?
Qualquer pessoa que tenha contato físico próximo com alguém com sintomas da doença corre risco de infecção. Recém-nascidos, crianças e pessoas com imunodepressão pré-existente correm o risco de desenvolverem sintomas mais graves. Profissionais de saúde também estão em maior risco devido à maior exposição ao vírus.
Monkeypox é sexualmente transmissível?
A monkeypox pode se propagar de uma pessoa para outra pelo contato físico próximo, incluindo o contato sexual. Atualmente não se sabe se a doença é transmitida por vias de transmissão sexual (sêmen ou fluidos vaginais, por exemplo), mas o contato direto da pele com a pele com lesões durante a atividade sexual pode propagar o vírus.
Como o vírus monkeypox passa de uma pessoa para outra?
As pessoas podem transmitir a doença enquanto apresentam sintomas (normalmente entre duas e quatro semanas). Essa doença pode ser contraída pelo contato físico próximo com alguém que tenha sintomas. A erupção cutânea (exantema), os fluidos corporais (tais como pus ou sangue de lesões cutâneas) e as crostas são particularmente infecciosos….
Como a monkeypox passa dos animais para humanos?
Ela pode ser transmitida de animais para as pessoas quando entram em contato físico com um animal infectado. Os hospedeiros animais são principalmente roedores e primatas. Em países endêmicos onde os animais portam o vírus, quaisquer alimentos que contenham carne ou partes de animais devem ser cuidadosamente cozidos antes do consumo. No Brasil…
Como posso me proteger e proteger os outros da monkeypox?
É possível reduzir o risco ao limitar o contato com pessoas que estão sob suspeita ou que confirmaram o diagnóstico da doença. Quando é necessário se aproximar fisicamente de alguém que tenha monkeypox, a pessoa doente deve utilizar uma máscara médica (ou cirúrgica), principalmente se tiver lesões na boca ou estiver tossindo….
Quais são as principais formas de prevenção da monkeypox em crianças?
A prevenção da monkeypox entre crianças envolve a ação das famílias e cuidadores para supervisionar as práticas, a fim de evitar o contato com indivíduos contaminados com fluídos corporais e até objetos de outras pessoas. O uso da máscara bem ajustada e até a redução do número de cuidadores para crianças com monkeypox são essenciais na…
Como é feito o tratamento da monkeypox em crianças?
O tratamento deve ser considerado caso a caso para crianças e adolescentes com suspeita ou confirmação da enfermidade, que estão em risco de doença grave ou que desenvolvem complicações da doença. Tecovirimat é o medicamento antiviral de primeira linha para tratar a doença, inclusive em crianças e adolescentes. Por outro lado, crianças e…
Qual o período de incubação da monkeypox e qual a gravidade para crianças?
Atualmente entende-se que o período de incubação da monkeypox (o tempo desde que uma pessoa é infectada até apresentar sintomas) é de cerca de 12 dias (com intervalo de 5 a 24 dias), apresentando erupção cutânea entre 2 e 4 dias depois. As pessoas com a doença podem transmiti-la enquanto apresentam sintomas, ou seja, entre as 2 e 4 semanas de…
Como se dá o contágio da monkeypox em crianças?
Da mesma forma que se dá em adultos. A doença é transmitida principalmente através do contato pele a pele, prolongado e direto. Embora a maioria dos casos até agora tenham sido associados à atividade sexual, a monkeypox não é considerada uma infecção sexualmente transmissível. Assim, nas crianças, a enfermidade pode se espalhar por contato…
Quais são os sinais e sintomas de monkeypox em crianças?
A monkeypox deve ser considerada quando crianças ou adolescentes apresentam uma erupção cutânea que possa ser consistente com a doença, especialmente se houver critérios epidemiológicos presentes. Porém, a erupção da monkeypox pode ser confundida com outras doenças exantemáticas (aquelas que apresentam erupções da pele e que podem estar…
As crianças podem contrair monkeypox?
As crianças geralmente são mais propensas a ter sintomas graves do que adolescentes e adultos. O vírus também pode ser transmitido ao feto ou a um recém-nascido durante o nascimento ou por contato físico precoce.
Da Redação O Estado Brasileiro
Fonte: Fiocruz e mídia especializada
- Silvinei Vasques – o ex-diretor-geral da PRF e seu celular com Hitler, Mussolini, armas e clã BolsonaroSilvinei Vasques, ex-chefe da Polícia Rodoviária Federal (PRF), registrou em seu celular imagens de ditadores – como o alemão Adolf Hitler …
- Tem dedo de Lula na abjeta anistia dos partidosA anistia é a maior vergonha nacional
- Bolsonaro mente mais uma vez em depoimento à PFO depoimento à Polícia Federal complica ainda mais o caso Bolsonaro
- Missão Yanomami: Força Nacional do SUS abre inscrições para voluntáriosYanomamis estão sendo socorridos, depois de um proposital abandono, caos e muitas mortes..
- PGR denuncia 39 pessoas que atacaram o SenadoPGR apresentou denúncia dos acusados dos atos terroristas em Brasília
- General afirmou a Flávio Dino: “Você não vai prender pessoas aqui”Exército mobilizou tanques e soldados durante atos terroristas de 8 de janeiro para proteger os bolsonaristas
- 1.108 sigilos no governo Bolsonaro: o mais “secreto” da históriaRecorde de sigilos
- Russia avançou num dos ataques mais letais da guerraEm um dos ataques mais mortíferos desde o início da guerra na Ucrânia, a Rússia matou…
- Bolsonaro planejou falsificar resultado da eleição. PF encontrou o decreto. Ele tem que ser presoBolsonaro responsável pelos atos antidemocráticos
- Lula adia escolha de ajudante de ordens e desconfia de parte de militaresO presidente Lula sobe o tom e escancara os fatos
Você precisa fazer login para comentar.