EUA: Primeiras imagens da logística à todo vapor para o grande dia

OUÇA ESTA E OUTRAS MATÉRIAS NO PORTAL 100% DIGITAL.

A UPS e a FedEx afirmam que os planos para enviar a vacina estão em andamento. Segunda-feira já estarão nos primeiros postos.
145 locais receberão a vacina na segunda-feira, 425 na terça e 66 na quarta-feira.

Foto: John Sommers Ii / Reuters

UPS e FedEx, normalmente rivais, estão trabalhando lado a lado para enviar a vacina contra o coronavírus desenvolvida pela Pfizer e BioNTech, a primeira das vacinas a obter a aprovação do governo dos EUA.

As duas companhias marítimas disseram que colocaram em ação os planos nos quais vinham trabalhando há meses, depois que a Food and Drug Administration deu a autorização de emergência da vacina na sexta-feira.

A distribuição das primeiras vacinas ocorre em um momento em que o vírus continua a se espalhar pela América. As autoridades relataram mais de 236.000 novos casos na sexta-feira, outro registro de caso em um único dia. Mais de 3.000 mortes foram relatadas pela primeira vez na quarta-feira e o total do país está se aproximando de 300.000.

Em uma entrevista coletiva no sábado, o general Gustave F. Perna, chefe de operações da Operação Warp Speed, o esforço federal para levar uma vacina ao mercado, disse que as caixas estavam sendo embaladas na fábrica da Pfizer em Kalamazoo, Michigan, e iriam ser enviados para centros de distribuição da UPS e FedEx, onde seriam distribuídos para 636 locais em todo o país. A Pfizer disse que os embarques começarão na manhã de domingo.

Perna especificou que 145 locais receberiam a vacina na segunda-feira, 425 na terça e 66 na quarta-feira.

“Não se engane, a distribuição já começou”, disse ele. A UPS disse que espera começar a transportar a vacina na manhã de domingo, quando os funcionários estacionados nas instalações da Pfizer em Michigan afixarão etiquetas especiais de rastreamento com Bluetooth e rádio em cada remessa. Uma aeronave aguardando nas proximidades levará a vacina para o centro de carga aérea da empresa, Worldport, em Louisville, Ky., Uma ampla instalação de triagem de 5,2 milhões de pés quadrados. Os embarques futuros da vacina também serão transportados por caminhão para o hub de Louisville, que fica a até seis horas de carro de Michigan.

“Este é o momento que estávamos esperando”, disse Wes Wheeler, presidente da divisão de saúde da empresa, em uma entrevista no sábado. “Estamos planejando há meses com ligações diárias, aprofundando os detalhes realmente minuciosos.”

Wheeler disse que planejava supervisionar as primeiras remessas de vacinas de um centro de comando recém-estabelecido 24 horas por dia, 7 dias por semana, em Louisville, que contará com equipes de cinco a 10 pessoas que monitorarão cada pacote de vacina conforme ele passa pelos UPS rede.

Assim que as remessas de vacinas chegarem ao hub de Louisville, elas serão separadas junto com outros pacotes e distribuídas para hospitais e outras instalações médicas. Todo motorista de caminhão ou piloto de avião saberá se está carregando uma embalagem de vacina, disse Wheeler. Tanto a UPS quanto a FedEx disseram que as doses chegarão a seus destinos um dia depois de deixar as instalações da Pfizer.

Mesmo antes de a vacina ser aprovada, a UPS já havia começado a enviar kits com os suprimentos médicos necessários para administrá-la, como lenços umedecidos com álcool e seringas, disse Wheeler a um subcomitê do Senado esta semana. A UPS e a FedEx dividirão a distribuição da vacina em todo o país. Depois que essas remessas chegarem, todos os locais de dosagem da Pfizer receberão outra remessa da UPS de 40 libras de gelo seco extra para manter as vacinas em temperatura fria, disse ele.

“Você tem dois rivais ferozes aqui, e concorrentes, na FedEx e UPS, que literalmente estão se unindo para entregar isso”, disse Richard Smith, um executivo da FedEx, ao Subcomitê de Transporte e Segurança do Senado na quinta-feira.

Ambas as empresas disseram que as remessas serão rastreadas e monitoradas de perto, e terão prioridade sobre outros pacotes. Para enviar sua vacina, a Pfizer projetou recipientes especializados embalados com gelo seco suficiente para manter um mínimo de 975 doses resfriadas por até 10 dias. Cada um vem com um dispositivo de rastreamento.

Como a UPS, a FedEx disse que também afixaria suas próprias etiquetas de rastreamento nas remessas de vacinas. Cada caminhão da UPS que transporta as doses terá um dispositivo que rastreia sua localização, temperatura, exposição à luz e movimento, disse Wheeler aos senadores. Os caminhões da empresa também terão escolta, disse ele na quinta-feira. Não está claro se ele se referia à polícia local ou outros funcionários do governo, ou possivelmente guardas particulares, e ele se recusou a dar detalhes sobre esse e outros detalhes na entrevista, citando preocupações com a segurança. Mas os caminhões que saem das instalações da Pfizer serão rastreados “a cada minuto”, disse ele.

Da Redação O Estado Brasileiro
Fonte: NYT/Reuters